A história do Telemarketing, um dos setores que mais emprega no Brasil.
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A história do Telemarketing, um dos setores que mais emprega no Brasil.

POR admin, 30 de Maio de 2019 - 17h25

O uso do telefone para fins comerciais data de 1880 em Berlim, quando um comerciante oferecia seus pastéis a uma lista de clientes através de um aparelho telefônico recém-criado por Alexander Graham Bell. Assim, do surgimento do telefone ao início do telemarketing, o desenvolvimento foi muito rápido.

Por volta de 1950 nos EUA, as empresas já recorriam ao catálogo telefônico para oferecerem seus produtos. Nessa mesma época no Brasil o serviço das Páginas Amarelas vendia anúncios de classificados por telefone.

A primeira grande campanha de marketing por telefone foi feita na década de 60 pela Ford, com intuito de realizar uma pesquisa sobre as preferências do consumidor. O termo Telemarketing que até então era associado a venda por telefone passa a incorporar outras ações de marketing, incluindo o serviço de atendimento ao cliente conhecido como SAC.

No final dos anos 80, as empresas multinacionais, o setor financeiro ligado a cartões de crédito e as editoras que comercializavam assinaturas de revistas implementam as primeiras ações de Telemarketing em território nacional.

Com a globalização, a expansão da telecomunicação, o desenvolvimento da informática e o lançamento do “Código de Defesa do Consumidor” ocorreu a grande expansão do setor. Até então conhecidas como Central de Telemarketing as empresas passaram a ser chamadas de Call Center.

Com a chegada da internet ao Call Center ampliaram os canais de comunicação dando origem aos Contact Centers, surgindo as centrais de relacionamento com o objetivo de fidelizar clientes.

É surpreendente o crescimento do setor no país. Nos últimos anos, cresceu 235%, tornando-se um dos principais empregadores, com mais de 1,6 milhões de postos de trabalho. Sua expansão oferece ao mercado uma enorme oferta de empregos diretos, sendo o principal acesso ao Primeiro Emprego.


Hoje os Contact Centers brasileiros possuem excelência.
Com instalações exemplares, tecnologia de ponta e mão-de-obra capacitada. Tem como clientes grandes empresas nacionais e estrangeiras.

POR admin, 30 de Maio de 2019 - 17h25

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